Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

1 de outubro de 2014

A melhor notícia dos últimos 30 anos!!!

Catalão finalmente vai receber o tão sonhado curso de Medicina no câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG), esperado desde o início das atividades da UFG em Catalão, lá pelos idos de 1983. 

Quem trouxe a boa notícia foi o ex-reitor da universidade, professor Edward Madureira, que veio a Catalão no último sábado, dia 27 de setembro, para uma reunião política, pois é candidato a Deputado Federal, e trouxe direto do MEC a ata de aprovação do curso. Segundo Edward, o curso foi aprovado sexta-feira (26/09) pelo Ministério da Educação (MEC), e terá, inicialmente, 50 vagas, a partir de 2016.

Profª. Cida Almeida, Prof. Manoel (vice-reitor), João Enéas, Haley Margon, Prof. Thiago Jabur (diretor do Câmpus Catalão) e Prof. Edward (ex-reitor da UFG), com a ata que autoriza o curso de Medicina em Catalão

Além da abertura da graduação, o MEC aprovou também a realização de concurso público para contratação de 60 professores e 30 técnicos administrativos para o campus já no próximo ano. O Câmpus Catalão vai receber cerca de R$ 25 milhões do governo federal para investimento em infraestrutura, que serão usados também na melhoria dos laboratórios já existentes, pois atualmente o câmpus possui vários laboratórios na área das ciências biológicas que atendem os Cursos de Graduação de Biologia, Química, Educação Física, Enfermagem e Psicologia, mas que carecem de recursos e técnicos para seu pleno funcionamento.
A ata da reunião que definiu a implantação do curso em Catalão

A vinda do curso, nesse momento, foi fruto de uma articulação política capitaneada pelo professor Edward, juntamente com o atual reitor, professor Orlando Afonso, e do vice-reitor, professor Manoel Chaves (primeiro professor de um câmpus do interior a ocupar esse cargo), que empenharam grande esforço para incluir Catalão entre as cidades contempladas pelo Programa Mais Médicos. 

Catalão submeteu um projeto ao MEC em novembro de 2013, nos termos do Edital do Programa Mais Médicos para Abertura de Cursos de Medicina, mas não foi contemplado na análise técnica divulgada em abril deste ano. À partir daí teve início o esforço político capitaneado pelo ex-reitor Edward, que goza de bom trânsito no MEC devido ao tempo que foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), além de amizade com o atual Ministro da Educação, Paulo Paim, e com a presidente Dilma. A articulação foi bem sucedida e em julho deste ano Catalão entrou na lista de contemplados, sendo o fato oficializado somente agora.

Faixa afixada na porta do Câmpus Catalão cobrando de Dilma e Edward o curso de Medicina

É claro que não foi apenas essa articulação que possibilitou a vinda do curso. Uma série histórica de fatores e pessoas foram fundamentais para que isso ocorresse, desde o pioneirismo de Haley Margon, ao fazer o primeiro convênio do Município com a Universidade, há 30 anos, até a colocação de faixas pelo professor José Henrique Stacciarini, no ano passado. Mas é certo que um monte de gente sem escrúpulos vai aparecer querendo ser o pai desse filho bonito, mas quem está dentro da universidade sabe a verdade... mas isso é assunto para um próximo post. Deixo abaixo a reportagem da TV Anhanguera sobre o tema:



Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.