Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

26 de março de 2015

Como acreditar nas UBSs que o Jardel promete?

Alguns podem dizer que é pessimismo, outros que é falta de fé, os que trabalham na prefeitura vão dizer que é viuvez, mas o fato é que não é mais possível acreditar no que o prefeito Jardel promete.

Hoje vou falar sobre as as prometidas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, segundo o prefeito, irão "revolucionar" a Saúde em Catalão. Em tempos de gente morrendo por falta de ambulância e de contas bancárias da prefeitura sendo bloqueadas pela Justiça para assegurar o pagamento de hospitais conveniados é de se duvidar dessa promessa, mas a razão principal pela qual eu não coloco fé nessa conversa é outra.

Há pouco mais de um ano, especificamente no dia 6 de fevereiro de 2014, com a habitual pompa e foguetório característica dessa gestão, o prefeito inaugurou o Centro de Especialidades "Dr. Eduardo Caixeta", localizado em pleno centro da cidade, na avenida 20 de agosto, próximo ao Centro de Pediatria (esse inaugurado pelo Velomar, em 2013), com a promessa de, também, "revolucionar" o atendimento na Saúde em Catalão. Passado pouco mais de um ano o Centro de Especialidades foi desativado e o prédio onde funcionava (alugado) está sendo reformado para servir a outro inquilino. 

Na época da inauguração o Centro de Especialidades foi apresentado à população como a definitiva solução para todos que precisavam de atendimento com médicos especialistas, mas que tinham de esperar muito tempo por uma consulta ou recorrer a atendimento fora da cidade. Pois bem, o Centro de Especialidades foi inaugurado no início de fevereiro, mas só foi funcionar plenamente no final de março, e por qual motivo? O Centro de Especialidades foi inaugurado SEM OS ESPECIALISTAS, não haviam médicos para atender o povo, apenas o prédio (alugado, devemos lembrar) e os equipamentos, que foi o que saiu nas fotos divulgadas, nenhum médico.


Depois que começou a funcionar era propagado pela prefeitura que o Centro de Especialidades era um serviço fantástico, oferecendo atendimento médico até às dez horas da noite e que, de março a outubro, teria atendido cerca de quatro mil pessoas. Algo realmente digno de nota, mas mal começou o ano de 2015 e o que acontece com a grande obra? É encerrada, o prédio devolvido e os médicos incorporados à rede municipal de saúde. O povo ficou se entender nada, assim como os familiares do Dr. Eduardo Caixeta, que viram o nome do patriarca dando nome a um prédio que ficou alugado por apenas um ano, uma homenagem horrível para se lembrar.

E é nesse mesmo espírito que o prefeito vem prometendo as UBSs. Propagando-as como a resposta definitiva aos anseios de todos que usam o sistema público de saúde, mas como acreditar que dessa vez dará certo se até hoje, com dois anos e três meses de gestão, não conseguiu cumprir uma única promessa que não fosse reformar e inaugurar obras feitas pelas gestões anteriores? Além disso, toda iniciativa própria da gestão fracassa, como no caso do Centro de Especialidades e no "Horário do Trabalhador" nas farmácias populares, que funcionam até às dez da noite, mas não têm remédios para entregar. Pelo histórico podemos até acreditar na inauguração das UBSs, mas como acreditar que elas irão funcionar?


Só com muita fé mesmo...

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.