Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

6 de abril de 2015

Cristão de vitrine


“A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem”.

Ultimamente temos visto uma verdadeira invasão das igrejas por parte de pessoas estranhas ao ambiente. Diferem-se das demais pelos trajes pomposos e pelo modo de agir. Em geral ocupam os primeiros bancos.

Praticamente saltam à frente do microfone na hora de cantar. E para não fugir a regra, têm a pior voz e sempre são desafinados. Um martírio para os demais.

Querem participar de tudo, algumas têm até a chave da igreja, são responsáveis por abrir e fechar o templo. Só não lavam o chão, porque tal tarefa é realizada sem a presença do público, ou seja; não dá IBOPE. Se o pároco determinasse tal mister durante alguma celebração, tais pessoas não hesitariam em dobrar os joelhos e tornar limpo o chão da igreja, desde que, tivessem fieis a observar o ato, é claro.

Para estar em evidência, realizam proezas. Querem realmente se mostrar. É conhecido o caso de uma dessas senhoras, metida a socialite, que hipotecou todos os bens da família para acompanhar a comitiva que levou um padre a Roma. Ficou por lá alguns dias. Quando voltou a família estava na bancarrota e no desespero. Mas ela estava no sétimo céu. As colunas sociais tinham alardeado a sua viagem.

A hipocrisia reina entre essa gente. Elas esquecem que podemos enganar a nós mesmos e aos outros, mas não a Deus. Os hipócritas querem passar a imagem de que amam a Deus, querem ter uma imagem de amor ao próximo, mas na realidade é um amor a si e a glória do mundo. Eles também têm amor, mas é um amor que opera para a sua própria glória e nunca para a glória de Deus.

Os hipócritas têm ações grandiosas, creem em Deus de maneira apenas intelectual, praticam religião minuciosamente, mas não conhecem o amor íntimo pela Palavra de Deus que vem de uma devoção pelo autor das Escrituras. Esse amor é visto somente pelos verdadeiros Cristãos. Mais vale um gesto de amor e caridade do que, ir a Roma aplaudir o Papa na Praça São Pedro.

O verdadeiro Cristão tem a Palavra de Deus como um espelho valioso, a luz que ilumina seu caminho. Alimenta-se dela e as seguem como único meio de ter comunhão com Deus.

O texto acima foi publicado no site católico Recanto das Letras e chama a atenção para aqueles "Cristãos de Vitrine" que fazem de tudo para aparecer, mas na realidade se importam muito mais com serem vistos "fazendo o bem" do que com a fé que dizem professar.

Pois bem, compartilhei o texto aqui no blog porque entendo que ele se encaixa perfeitamente em algumas pessoas ditas "cristãs fervorosas" que convivem na sociedade catalana, em especial para uma que ocupa mandato de vereador e que na última terça-feira, 31 de março, aprovou um requerimento na sessão da Câmara de Municipal proibindo a realização de festas na Semana Santa e no feriado de Corpus Christi, sendo que tal requerimento foi motivado pelo show de Cristiano Araújo, realizado na sexta-feira, 03 de março, "justamente em uma data em que é dedicada inteiramente, a nós CATÓLICOS, é dia de SILÊNCIO, ORAÇÃO, JEJUM e ABSTINÊNCIA da CARNE" e seria "uma prova do AMOR, FÉ, ADORAÇÃO e RESPEITO, que tenho por JESUS CRISTO, pois sem ele nada sou". Confira o post do fervoroso vereador católico publicado no Facebook:


Sei.

O que chama a atenção nesse requerimento não é a intromissão do legislativo, que deveria ser laico, portanto sem religião, na esfera privada, restringindo por razões religiosas a realização de atividades comerciais. Não chama a atenção nem mesmo a revolta do católico fervoroso com o desrespeito com o jejum, a abstinência e o que significa a sexta-feira santa (morte de Cristo), algo perfeitamente compreensível do ponto de vista de quem é religioso. Não, o que chama atenção é que o vereador só lembrou que era católico, que o show seria realizado na sexta-feira santa e que estava indignado com o fato DEPOIS que o padre Murah ligou na rádio do prefeito, falou na missa de domingo sobre o ocorrido e publicou um desabafo no Facebook, aí, só DEPOIS disso tudo é que o vereador Silvano, como o típico Cristão de Vitrine retratado no texto, usou o mandato para fazer graça pra plateia e apresentou um requerimento que extrapola completamente o bom senso. 

Uma coisa é um padre reclamar da realização de um show em uma data sagrada, é normal, compreensível e até esperado, agora um vereador usar a tribuna para propagar sua fé não tem cabimento, nem se fosse verdadeiro o sentimento de indignação (que não é o caso), pois não é competência do legislativo fazer defesa de religião ou inibir atividade comercial para garantir que um cristão cumpra sua obrigação. 

Mas como tudo na "nova Catalão" é para criar factóides e chamar a atenção o "fervor católico" do vereador Silvano cumpriu o objetivo: garantir, como o bom cristão que é, seu lugar na vitrine.

Compartilhe:

3 comentários:

  1. Como cristão católico me senti representado pelo vereador Silvano com este projeto. Os vereadores estão na câmara para representar a vontade daqueles que o elegeram, e quem elegeu o Silvano foram os católicos e evangélicos, precisamos diferenciar estado laico e estado anti-religioso, o estado é laico, mas o povo em sua grande maioria é cristão este projeto não tem nenhum problema, pois não possui a finalidade de divulgar a crença e sim garantir o respeito a uma tradição dos católicos, assim como os evangélicos, muçulmanos, os não crentes que se sentirem desrepeitados devem ser ouvidos e representados na camara municipal, merecem ser respeitados em sua dignidade e atos de fé ou não, para os católicos este projeto visa isso. Interessante é o blog só destacar a figura do Silvano, sendo que o projeto foi aprovado por TODOS os vereadores, mais engraçado ainda é a forma que exposição ao referido vereador de forma vexaminosa, o que a vida pessoal dele interfere na sua atuação parlamentar, ou o que ela diz respeito a outras pessoas? Isso é um blog informativo ou uma revista de fofocas? Vc fez especialização em Gestão Pública Roberto? Em qual matéria vc basea sua análise? Aposto que foi na disciplina "não consegui ser vereador e agora quero difamar os vereadores para pegar-lhe os votos", não vá por este caminho, vá por outro que será muito mais digno e coerente com aquilo que você pode somar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como uma pessoa que não possui religião me senti ofendido pelo requerimento do vereador Silvano e achei ótima a postagem. O púlpito da Câmara não é lugar de pregação, quem quiser falar de religião que o faça no templo. Já a exposição da vida pessoal do vereador realmente não tem nada a ver, mas ele como pessoa pública deveria saber que não há como separar uma coisa da outra.

      Excluir
  2. Em que você se sentiu desrespeitado em sua dignidade enquanto cidadão ou pessoa? Eu enquanto católico me senti desrespeitado com o show, pois no dia em que eu revivo a morte de Cristo por mim, um dia de recolhimento e jejum, tive que no final do dia depois de profunda oração dormir ao som de "Hoje eu estou terrível", não sou contra a liberdade individual, quem quiser fazer de um dia santo feriado, ou dia de diversão que o faça, mas que isso não atrapalhe o outro em seus preceitos. Por exemplo, achei tão interessante nestes últimos enem's, quem era adventista do sétimo dia não fazia a prova, pois a mesma era aplicada antes do por do sol do sábado, agora eles conseguiram o direito de poder fazer a prova a noite no sábado, ou mesmo a criança que não é católica que tem a liberdade de não rezar a Ave-Maria no colégio católico que ela estuda.
    Acho que não tem como o vereador separar a sua vida pública da privada é uma vida só, mas a forma que ele vive a fé, familia, sexualidade, não é de propriedade de ninguém e não cabe aos formadores de opinião, como o escritor deste blog inferir nada, acho que ele está confundi seu papel aqui de blogueiro aqui, com o papel de Juiz dizendo quem é cristão de vitrine e quem não é!

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.