Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

12 de novembro de 2015

Jardel: um prefeito que "respeita" as instituições

Reunião com o Sindlojas, que não representa os comerciantes de Catalão, para decidir sobre o feriado do dia 20/11

Dia 20 de novembro será feriado em Catalão, para celebrar o Dia da Consciência Negra.

A despeito da polêmica se o feriado é bom para o trabalhador e ruim para o comércio, ainda mais em tempos de crise e pós Festa do Rosário, acredito que a proposta foi infeliz, pois Catalão não precisa de um dia específico para celebrar a Consciência Negra, pois fazemos isso o ano inteiro, seja na Universidade, através dos vários grupos de estudos e pesquisas, ou mesmo na sociedade, que passa a ano todo mobilizada em organizar a Festa do Rosário, que é uma celebração religiosa, mas também uma alegoria representando a luta dos negros para se livrar da escravidão. A medida foi populista e infeliz, coisa de quem desconhece a história da cultura negra em Catalão ou tem apenas um neurônio na cabeça.

Mas esse post não é sobre o feriado, é sobre respeito, ou a falta dele.

Desde que a proposta foi apresentada na Câmara Municipal de Catalão o debate sobre a pertinência desse feriado surgiu, com protestos vindo especialmente da Associação Comercial e de Dirigentes Lojistas de Catalão (ACIC-CDL), preocupados com a recuperação de suas vendas e com custos adicionais que um feriado tra àqueles que resolverem abrir suas portas. Pois bem, em vista dos protestos dos comerciantes, qual foi então a medida adotada pelo prefeito Jardel para decidir se sancionaria ou não esse novo feriado municipal? Errou quem apostou que ele se reuniu com  ACIC-CDL para se posicionar.

Jardel se reuniu em seu gabinete com o Sindlojas, sindicato composto por meia dúzia de empresários inconformados com a derrota na eleição para a nova diretoria da ACIC-CDL, e decidiu sancionar o feriado, passando por cima da representação oficial dos comerciantes na cidade.

Para quem se espantou com isso, não custa lembrar que Jardel apoiou a chapa derrotada e apoia agora esse grupo golpista, que perderam no voto e querem representar o comércio no tapetão, patético!!!

Mas também não é a primeira vez que Jardel faz esse tipo de coisa. Quando assumiu o mandato, em 2013, ele fez questão de ordenar a dissolução da Diretoria do CRAC e a uma nova composição da mesma com pessoas ligadas à gestão municipal (o resultado está aí: o Genervino da Fonseca penhorado para pagar dívidas trabalhistas). E mais recentemente Jardel também quis passar por cima da comunidade acadêmica catalana ao exigir sugerir para o Cerimonial da Presidência da República que o anúncio oficial da transformação do Campus da UFG Catalão em universidade autônoma ocorresse no Labibe Faiad e não no Auditório do Campus (o equivalente ao Onofrinho a ir em Goiandira para inaugurar uma obra da Prefeitura de Ouvidor), não tem lógica alguma nesse pleito.

Tamanha falta de respeito pelas instituições não condiz com o discurso de respeito ao contraditório frequentemente reproduzido pelo prefeito sendo um comportamento típico de menino mimado, aqueles que quando são os donos da bola e o time perde vão embora e levam o brinquedo. E isso é muito ruim para a cidade.

Compartilhe:

10 comentários:

  1. Boa Noite. Meu nome é Geraldo Vieira Rocha Júnior, sou diretor jurídico do Sindilojas e fui eleito para esse cargo. Preciso fazer algumas ponderações sobre o desrespeito que a presente matéria tem com a nossa entidade. Desculpe ao escritor da mesma, mas a diretoria do Sindilojas nunca foi golpista, pois é formada por empresários sérios e comprometidos com o movimento da classe. Segundo ponto interessante, que infelizmente o escritor se equivocou em dizer que o Sindilojas não possui representação, faço um adendo a esse tópico posto que a unica entidade presente em Catalão outorgada para representar a categoria do comércio varegista de Catalão e não somente seus associados é o Sindilojas, e quem disse isso não sou eu ou qualquer dos nossos diretores, mas sim a nossa Carta Magna, tudo devidamente homologado pelo Misnistério do Trabalho e Emprego, então caso esse senhor não esteja satisfeito com a nossa representação que questione a nossa Constituição. Terceiro ponto, a ACIC CDL é uma entidade muito respeitável e não existe por parte do Sindilojas nenhum desconforto com a eleição dessa diretoria, ao contrário, o Sindilojas vem elogiando o trabalho desempenhado e respeita as eleições que ocorreram em 2015. Quinto ponto disse o escritor " Jardel apoiou a chapa derrotada e apoia agora esse grupo golpista, que perderam no voto e querem representar o comércio no tapetão, patético!"primeiro que como já esclarecido quem representa a categoria dos comerciantes perante a lei é o Sindilojas, Acic CDL representa seus associados, quem disse isso foi a Constituição, e triste uma pessoa com esse grau de instrução cometer tamanha ofensa a honra e a imagem de uma entidade séria como o Sindilojas e como a sua Diretoria chamando-os de golpista que, para esse leigo advogado, significa atividade criminosa desempenhada por pessoa desonesta. Não sou desonesto nem minha diretoria, muito menos o sindicato que faço parte, por isso venho através desta oportunizar ao escritor uma chance de se retratar perante a classe empresarial, a diretoria e ao Sindilojas, pois como dito não sou desonesto pelo contrario minha família esta em Catalão a mais de cem anos e sempre presamos pelo bem mais importante que homem deixa aos seus sucessores, seu nome, e não admito que maculem a minha imagem ou da nossa diretoria e da entidade que pertenço com tamanho floreio, inverdade e desrespeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado senhor Geraldo Vieira da Rocha, peço desculpas pela confusão quanto a competência de representação do Sindlojas, entidade que sinceramente não conhecia, pois jamais vi qualquer notícia mencionando-a anteriormente à recente nota sobre a doação de um terreno feita pela Prefeitura, daí meu equívoco em acreditar que a entidade não teria a legitimidade de representar os comerciantes da cidade de Catalão e daí atribuir a sua Direção a pecha de golpista, no sentido de que estaria usurpando um papel que não lhe competiria.

      Outrossim, me causou estranheza o prefeito de Catalão realizar uma reunião com este sindicato e discutir a sanção do feriado do próximo dia 20, sendo que até a eleição da nova diretoria da ACIC CDL toda e qualquer articulação da gestão municipal referente aos comerciantes se dava por meio da Associação e de uma hora para outra tal tratamento muda e o Sindlojas surge como entidade consultiva, o que, para qualquer leigo, levanta suspeição e questionamentos da motivação de tamanha mudança.

      Enfim, reitero o pedido de desculpas pela confusão e ensejo o desejo de conhecer mais do Sindlojas, inclusive a composição de sua diretoria e seus filiados que coloquei como sendo meia dúzia sem realmente saber a quantidade, no intuito de não mais cometer nenhum equívoco.

      Respeitosamente,

      Excluir
  2. Parabéns Dr. Geraldo!
    Com elegância colocou esse blogueiro partidário no seu devido lugar.
    Agora, a indenização na Justiça deve grande, ao Sindilojas, aos Diretores e ao Prefeito!! Antes de sair atirando sem conhecimento é bom se informar melhor!!

    Ana Carolina Vitte.

    ResponderExcluir
  3. Roberto acompanho seu blog, mas nunca me manifestei. Mas diante do comentário do de. Geraldo acima preciso fazer algumas considerações.
    Sou advogado e represento muitas lojas de catalão, ocorre que o sindilojas foi criado sem aa participação patronal maciça, e faz tudo que o prefeitoquer sim. Eles ratificaram o feriado sem fazer assembléia com os que eles representam. Sinceramente você acredita que os empresários estão satisfeitos com esse feriado? Na realidade o prefeito está usando disso para tentar reverter a derrota na câmara, pois seu feriado não foi aprovado, o que demonstra a perda de poder junto ao legislativo.
    O sindilojas não representa o comércio de catalão, cada ramo possui sindicato próprio, ou seja, não é de.competência desse sindicato levantar a bandeira dos comerciantes.
    Tem muito mais por trás desse sindicato. Não cabe aqui discutir a representatuvidade, o reconhecimento da classe. A verdade é que todos os comerciantes de catalão respeitam a acic/CDL independente de seu ramo de atuação. Então temos duas conclusões: a maioria do comércio não irá seguir o feriado, porque esse sindicato não representa todos os comerciantes; e que o prefeito só mudou o tratamento na acic/CDL após a sua derrota política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, amigo, e o próprio Sindlojas mostrou seus desrespeito à ACIC CDL ao apoiar a criação desse feriado em uma reunião SEM a presença da Associação, algo no mínimo estranho para uma entidade que se diz tão ética.

      Excluir
  4. Mais uma inverdade o Sindilojas não ratificou o feriado, ao contrário. Fez um esforço para resolver o dilema. Todavia espero que as pessoas que queiram falar sobre esse assunto se identifiquem. Não disreipeitamos a Acic não, pelo contrário mantemos uma relação harmoniosa com ela. Todavia somos uma entidade autônoma e existimos a mais de dez anos em Catalão. E se hoje o piso do vendedor e cerca de 200 reais mais barato que Ouvidor ou Goiânia é porque estamos lutando pelos diretos dos sindicalizados. Se no fim do ano as empresas podem abrir até mais tarde também se deve a luta do Sindilojas. Uma pena essa politização de algo tão simples . Não ratificados nenhum feriado ao contrário pedimos que ele se tornasse facultativo, para que os funcionários públicos pudessem comprar no comércio. Não sei quem está inventando essas mentiras. Todavia gostaria de alertar como fiz ao escritor desse Blog, que a entidade desse ser respeitada. Caso isso não ocorra as medidas jurídicas continuarão a ser adotadas . Difamar pessoas de bem não é certo ainda mais fazer isso anonimamente.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez. Não nos reunimos para ratificar o feriado ao contrário. Quem está dizendo isso está mentindo . é só questionar o vereador que criou a lei e ele esclarecerá que o Sindilojas lutou para que seja cancelado o feriado. Não existe nenhum desconforto em relação a Acic, respeitamos o trabalho que ela desempenha para seus associados.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.