Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

24 de junho de 2016

Morro da Saudade e Igreja de São João em três épocas


Como hoje é dia de São João e será inaugurada uma nova restauração da igreja no Morro da Saudade, convém lembrar as outras vezes em que houve uma intervenção como essa no local.

A primeira foi em 2004, no primeiro mandato de Adib Elias, após cerca de 54 anos sem uma reforma completa, que a Prefeitura, em parceria com a Mineração Catalão, investiu 350 mil reais e fez uma completa revitalização do local. Nessa ocasião o Morrinho ganhou estacionamento pavimentado, ajardinamento e bancos. A igreja foi restaurada, respeitando as características artísticas e históricas originais e o interior da capela foi decorado com pinturas de santos e anjos. A partir daí o Morro da Saudade se tornou definitivamente um cartão postal de Catalão, o local passou a ser frequentado por casais de namorados e visitantes em geral. Antes dessa revitalização muitos queriam colocar a escultura de um Cristo Redentor ali, mas a igreja foi iluminada por potentes refletores, podendo ser visualizada de todos os pontos de Catalão, o que acabou com essa ideia, pois o local ganhou identidade e brilho próprios, especialmente no Natal.


A partir daí a Prefeitura nunca mais deixou de investir na conservação do morro

A segunda vez que houve um investimento maior foi em 2010, na gestão Velomar, em  que o prefeito colocou cerca de 100 mil reais na melhora da iluminação, reforma da pintura externa e restauração completa das pinturas de santos e anjos dentro da igreja. Nessa época aumentou muito a frequência de visitantes ao local e a igreja voltou a ser usada para casamentos e outras celebrações.


Mas aí, em 2013, essa regra mudou e o cartão postal foi abandonado.

Somente agora, em 2016, depois de um período de descaso de três anos e meio, o Morro da Saudade recebe atenção da gestão municipal. O investimento é de 200 mil reais oriundos de uma "outorga onerosa" paga pela empresa IGEO. A promessa é uma restauração completa do local, inclusive da igreja e respeitando as características históricas da construção. Tomara que fique bem feito, a ponto de apagar da memória o estado degradante, e tão diferente, que o local ostentou nos últimos anos.


Um detalhe interessante: nas duas restaurações anteriores a igreja recebeu as cores brancas e azuis, agora as cores são branca e amarela... seria um sinal? 

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.