Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

23 de junho de 2016

O ataque ao Cláudio Lima não pode ser politizado, mas isso tem que valer para os dois lados

Acabei de assistir ao pronunciamento do deputado Gustavo Sebba, em que ele repudia de forma veemente o ataque ao radialista Cláudio Lima, inclusive cobrando de forma pública a apuração dos fatos. 

Recomendo que assistam. Foi um pronunciamento coerente e lúcido, mostrando a maturidade e o preparo do jovem deputado para usar a tribuna. Ao final Gustavo criticou o fato de algumas pessoas quererem tirar proveito político do incidente sem sequer aguardar a apuração dos fatos ou se preocupar com a recuperação do agredido. Essa posição do deputado também é coerente e merece louvor, mas tem que valer para os dois lados hegemônicos da política local e não só para a oposição, pois o que se viu na noite de segunda e no dia seguinte foi um show de desinformação, de tentativa de desqualificar a agressão e de transformar o agredido em vilão, tudo protagonizado por pessoas ligadas a atual gestão municipal.

Mal começaram a circular as imagens do Cláudio, todo machucado e ensanguentado, no WhatsApp e o primeiro blog a noticiar o ocorrido foi o Diante do Fato, com conhecida ligação ao prefeito Jardel, que soltou a seguinte matéria:


"Afirmou ter sido agredido"? "Versão do radialista"? "A agressão NÃO tem ligação com política"? Esse tipo de cobertura não é nada além de uma forma de politizar o fato: as afirmações levantam suspeição sobre o agredido, numa clara tentativa de desacreditá-lo; não havia como saber o motivo da agressão, se política ou não, mas mesmo assim o blogueiro fez um juízo do fato; diz a matéria que o radialista não sofreu nenhum ferimento grave, mas mesmo assim foi transferido para outra unidade de saúde, por quê?

Mas isso é pouco. No WhatsApp os comentários eram absurdos e no dia seguinte as barbaridades começaram pra valer com o maciço compartilhamento de banners no Facebook, induzindo o internauta a crer que a agressão ao radialista seria um factoide dele mesmo com o intuito de criar simpatia no eleitorado:
 


Se isso não é querer tirar proveito político da situação não sei o que poderia ser, mas não receberam nenhum crítica ou nota de repúdio, nem do deputado Gustavo ou do prefeito Jardel.

O fato é que uma pessoa foi brutal e covardemente agredida, e isso ninguém discute mais. O que não podemos admitir é que os discursos de repúdio sejam somente discursos e não ações efetivas para inibir a propagação da violência. Catalão não pode voltar a ser a cidade violenta do final do Século XIX e início do Século XX, em que os partidos Papo-Roxo e Papo-Amarelo (que recebiam a alcunha de acordo com a cor das coronhas das carabinas que usavam),  se revezavam no poder através da barganha dos votos, da intimidação dos eleitores e da violência.

Que esse episódio com o Cláudio sirva para que os líderes políticos acalmem os ânimos de seus comandados e possamos ter um verdadeiro debate de ideias e não de mentiras, acusações, difamações e agressões que vêm se tornando frequente nos últimos anos. O contrário disso é muito ruim e estaremos fadados a testemunhar mortes na política este ano e isso é que não pode passar de forma alguma.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.