Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

13 de setembro de 2016

A eleição para vereador e as Chapas da Morte no PSDB

A última rodada da pesquisa Serpes trouxe um dado bem interessante sobre a avaliação da atual legislatura da Câmara de Vereadores de Catalão e que deve repercutir na eleição que se aproxima:


O Serpes aponta que 47,2% da população catalana aprova os atuais vereadores, ou seja, a maioria deles caminha para a reeleição, o que é normal na história catalana, haja vista que cerca de 70% dos edis que ocupam os cargos são reeleitos, o que não ocorre, na maioria das vezes, por coligações mal feitas.

Por isso mesmo chama a atenção a montagem das três coligações proporcionais da coligação de Jardel Sebba, nas quais, em duas, ele colocou cinco vereadores dos dez que lhe apoiam, em cada uma, ou seja, cada coligação tem que fazer 15 mil votos e as duas juntas fazerem 30 mil apenas para reeleger os atuais vereadores, algo muito difícil considerando que o quadro de comparecimento nas eleições proporcionais em Catalão beira os 87%, algo em torno de 54 mil votos este ano, já que o eleitorado é de 65.342 eleitores, ficando apenas 24 mil votos em disputa para as outras cinco chapas proporcionais (PMDB, SD e PTB; PROS, PV, PDT e PC do B; PRP e DEM; PSDC, PTC, PPL e PSC; PRB, PHS e PSL; e PSOL.

Nesse cenário a coligação de Jardel tem duas Chapas da Morte (pois vão sepultar muitas pretensões de reeleição):

Chapa 1 (PTN, PSB, REDE e PSDB) - Dos atuais vereadores estão nessa chapa: Regina Félix, João Antônio, Donizete Negão, Léo da Irmandade e Valmir Pires Rosa. Candidatos considerados fortes: Marcelo Mendonça, Joel Fernandes, Iris, Célio Almeida e Barulhada. Contando os votos em eleições anteriores esses candidatos somaram 9232 votos, faltando cerca de 6000 votos para os 15 mil necessários para a reeleição dos atuais, em uma chapa que tem apenas mais 11 candidatos, ou seja, cada um teria que ter 545 votos.


Chapa 2 (PR, PSD, PP, PMB) - Estão nessa chapa: Aurélio, Paulo César, Silvano, Pedrinho e Juarez. Apontados como fortes: Souza Filho, Paulo Arruda e Marcos Dahas. Em eleições anteriores eles somaram 6531 votos e precisariam de mais 9000 para atingir os 15 mil tendo mais 13 nomes compondo a chapa, ou seja, 692 votos cada um teria que obter apenas para conseguir a reeleição dos cinco dessa chapa.


A terceira chapa proporcional da coligação de Jardel é composta por PRB, PHS e PSL, e deve fazer um vereador, pois os candidatos que a compõem já somaram em eleições anteriores 2179 votos, faltando pouco mais de 800 votos para atingir o quociente eleitoral previsto para este ano (3176 votos). Nessa chapa os favoritos são Eder Cássio e Dr. Fabiano. 



Se a intenção da coligação fosse a reeleição de toda a atual base de apoio, nessa última chapa deveriam ter entrado alguns dos atuais edis, a chance seria muito maior, o que chama a atenção dado o amadorismo na divisão das vagas.

É claro que ainda faltam algumas variáveis, como as sobras e o impacto das intenções de voto para prefeito na eleição de vereador, mas fica para outro post com a análise das chapas do PMDB e do PSOL.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.