Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

15 de outubro de 2016

E o Nobel do Bob Dylan?

Quando soube que o Nobel de Literatura tinha ido para Bob Dylan, me veio uma sensação forte de surpresa e de alegria. Mas não consegui, nem mesmo até agora, concluir se foi justa ou não. 

Nas redes sociais a maioria dos internautas aplaudem a escolha, poucos a criticam. Acho ruim que alguns que aplaudem tratem de desqualificar os críticos. Eu mesmo continuo sem posição firme. Gostei, mas não fiz nenhuma reflexão estética sobre.

Também não acho correto quando falam em superar preconceitos neste caso. Porque a maior parte da boa literatura continuará no formato de livro, seja em papel seja digital, seja pequeno ou grande, seja romance, poesia, contos ou HQs (nesse caso aguardo com ansiedade a premiação de Allan Moore, Neil Gaiman e Frank Miller). E, se a escolha foi boa, não foi por superar preconceitos mas por reconhecer qualidade.

Nesta minha dúvida, compartilho uma música dele cantada por Eddie Vedder, do Pearl Jam. Gosto da sacada em dizer the times are "a-changing", em vez de simplesmente changing. Que continuem mudando! Que não recuem.

E, é claro, que neste mundo que anda piorando, Bob Dylan é um sopro de vida.


Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.