Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

14 de outubro de 2016

Quem sairá se o Cláudio Lima entrar?

A pergunta que não quer calar: Se os votos de Cláudio Lima forem validados pela Justiça Eleitoral e ele assumir a vaga de vereador, quem sai?

Existe controvérsia até mesmo se Cláudio pode ocupar a vaga ou simplesmente se tornar o primeiro suplente do PMDB, não modificando em nada a composição da Câmara, mas na realidade é muito simples saber o que de fato pode ocorrer, basta fazer os cálculos adequados.

Acontece que a composição da Câmara de Vereadores (e do Legislativo em cada esfera de forma geral) é feito em duas etapas: primeiro contam-se os votos válidos e divide-se o total pelo número de cadeiras, saindo desse conta o quociente eleitoral, que é a quantidade de votos que cada coligação deve obter para fazer uma vaga de vereador. Depois disso divide-se o total de votos que cada coligação recebeu pelo quociente, saindo dessa conta o total de vagas que cada coligação fez. As vagas conseguidas nessa etapa são denominadas "vagas por quociente". Definidas as vagas por quociente vem a segunda etapa do preenchimento das vagas: a ocupação por média.

A tabela abaixo exemplifica: 


Nesse exemplo são cinco chapas hipotéticas (A, B, C, D, E) disputando a eleição de 17 vagas de vereadores e um quociente eleitoral fictício de 3000 votos. Na primeira etapa, de acordo com a quantidade de votos recebidas por cada coligação, foram preenchidas 15 vagas, ficando duas ociosas. Aí vem a segunda etapa: a ocupação dessas duas vagas de acordo com a média dos votos das coligações.

A média é atribuída dividindo-se o total de votos de cada coligação pelo número de cadeiras obtidas na primeira etapa, mais 1. A coligação com média mais alta ocupa a primeira cadeira ociosa e assim por diante até preencherem todas as vagas.


No exemplo que usei a coligação A faria mais uma vaga, pois obteria a média mais alta, seguida pela coligação B, as demais não ocupariam mais nenhuma vaga, pois todas já estariam preenchidas.

E assim também será no resultado da eleição em Catalão. Hoje a chapa PMDB/SD fez quatro cadeiras por quociente e mais uma por média. A coligação PSDB/REDE/PSB fez duas pelo quociente e uma por média, mesma situação da coligação PSD/PP/PR. Caso os votos de Cláudio Lima sejam validados a chapa do PMDB passa a ter cinco cadeiras por quociente e uma por média, totalizando seis. A chapa do PSDB manteria as mesmas três já conquistadas, pois teria a segunda maior média, já a chapa do PSD perderia a vaga por média que fez, pois já estariam todas preenchidas, e quem sairia seria o Paulo Arruda, o menos votado entre os eleitos dessa chapa.

Para os que duvidam do interesse do PMDB em validar os votos do Cláudio Lima pensem se haveria incentivo maior do que ganhar mais uma vaga e ainda por cima tirando da oposição. 

Aguardemos os próximos capítulos.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.