Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

5 de janeiro de 2018

Falta do que falar ou Fake News? Goiás 24 Horas destaca informação falsa sobre criação de taxa de coleta de lixo em Catalão

Fake News são um tipo de imprensa marrom (sem compromisso com a verdade) que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. As notícias falsas são escritas e publicadas com a intenção de enganar, a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

Aparentemente o site Goiás 24 Horas, o mais marconista da internet, sem ter o que falar (de mal) da gestão Adib Elias em Catalão resolveu se render aos factoides maldosos e deu destaque, por duas vezes em menos de 4 horas, a um boato inventado nas redes sociais catalanas de que o prefeito havia enviado à Câmara Municipal, para apreciação em uma próxima sessão extraordinária, um projeto para a criação de uma taxa de coleta de lixo a ser cobrada junto com a conta de água da SAE.


Para tentar dar um tom de veracidade à falsa notícia o Goiás 24 Horas divulgou ainda um áudio "obtido com exclusividade" no qual o prefeito defende a criação da suposta taxa. Na realidade o tal áudio se trata de trecho de uma entrevista concedida em janeiro de 2017 à Rádio Nova Liberdade FM, ocasião na qual, entre vários assuntos, o prefeito abordou a possibilidade de criação da referida taxa uma vez que tomava pé das várias dívidas deixadas pela finada gestão Jardel e, em especial, com a empresa de coleta de lixo, que para ser equalizada poderia ser necessário a criação da tal taxa. O que acabou não ocorrendo, como todos nós sabemos.

Infelizmente como a mentira e a falsidade imperam na oposição catalana o assunto retornou como se fosse atual e o Goiás 24 Horas, como bom cachorro do governo que é, replica a mentira a nível estadual apenas para agradar aos defenestrados do poder que ainda perambulam pelos corredores do Palácio das Esmeraldas e cuja única alegria se resume a ver seu nome sair na mídia, mesmo sendo em fake news divulgadas em um veículo que tem audiência (afinal é o objetivo dos sensacionalistas), mas só perde credibilidade ao insistir em dar voz aos defuntos da política catalana.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.